Quem é produtor rural está sempre em busca de práticas e de recursos que apresentam vantagens econômicas e preservação do meio ambiente, não é mesmo? É exatamente por isso que a energia fotovoltaica atrai a atenção de tantos produtores, afinal de contas, é uma solução em energia que vem de uma fonte limpa e renovável. Mas não é só isso!
Então, para que você entenda o motivo para mais presença de energia solar nos campos, é importante saber como isso apresenta vantagens para o produtor e quais são os incentivos que ele pode ter na hora de instalar os painéis fotovoltaicos. Afinal, é algo que deve ser bem planejado para garantir o retorno esperado. É sobre tudo isso que vamos falar agora. Vamos lá?!
Instalação de energia solar aumenta em propriedades rurais
Os produtores rurais já somam 12% da produção de energia solar no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). E são muitos os motivos para esse crescimento, como o acesso a financiamentos de forma facilitada e área para montar o sistema.
O objetivo desses produtores é diminuir custos com energia e potencializar a sua produção. Claro que é preciso investir no início, mas as vantagens econômicas e sustentáveis fazem valer a pena a transformação na fazenda. Afinal, produzir a própria energia pode deixar a produção mais vantajosa, além de ligar a imagem da empresa à preocupação com os recursos naturais.
Os incentivos para projetos de energia solar que podem servir para o produtor rural
Se você, produtor, tem interesse em instalar também o sistema de captação de energia solar, tem que saber que existem incentivos para isso. É um tipo de financiamento, e são reservados para esse fim cerca de R$ 2 bilhões, o que promete diminuir a barreira entre a energia solar e os produtores rurais que querem fazer uso dessa prática sustentável.
Além das vantagens ligadas à atuação sustentável, temos a facilidade de acesso a novas tecnologias por meio desse projeto. Ou seja, inovações que podem contribuir para diminuir custos de produção, ajudando a deixar para trás a conta de energia elétrica. Além disso, muitas atividades podem ser potencializadas, como iluminação, cercas elétricas, refrigeração de carnes e muito mais.
As vantagens da energia solar no campo
Antes de tudo, precisamos lembrar que a energia do sol é considerada inesgotável. Por isso, a energia solar é uma fonte limpa e renovável, que marca presença graças ao aparecimento do sol constante, mesmo em outras estações pelo nosso clima tropical.
Além disso, o produtor pode promover uma visão sustentável no trabalho do campo, o que ajuda muito a atribuir uma imagem de conscientização sobre os problemas do meio ambiente para a empresa, melhorando o relacionamento com o público.
Por fim, algo que precisamos contar é que, nos últimos anos, houve uma queda nos valores dos equipamentos fotovoltaicos. Ou seja, é uma mudança que deixa a compra do sistema e a sua instalação no campo ainda mais vantajosas.
Energia sustentável, limpa e econômica a favor do agronegócio brasileiro
Como todos os setores, o campo também acompanha as inovações que vão surgindo a todo o momento, transformando a indústria. Isso não poderia ser diferente quando o assunto é trazer fontes renováveis de energia, sendo que a energia solar é a que tem maior destaque hoje.
Para os produtores que querem instalar o kit de energia solar, é preciso comprar alguns equipamentos. Veja quais são a seguir:
- painéis solares;
- banco de baterias;
- controlador de carga;
- inversor solar e
- caixa de junção.
Agora ficou mais fácil entender por que a instalação de energia solar aumenta cada vez mais em propriedades rurais, não é mesmo? Levando em conta que a tendência é crescimento da energia renovável em muitos setores, implementar é, além de vantajoso, cada vez mais facilitado para os produtores.
E então, o que achou? Gostou de saber sobre o aumento da instalação de energia solar em propriedades rurais? Aproveite que está por aqui e saiba um pouco mais sobre o crescimento dessa fonte de energia renovável!